Janeiro Roxo: Alerta sobre o combate à hanseníase
Janeiro Roxo: Alerta sobre o combate à hanseníase
Publicado em 29/01/2021 13:43
Durante todo o mês as Equipes de Saúde da Família trabalharam a prevenção falando sobre os sintomas com a população.

Acadêmicos de Medicina da Unifagoc contribuíram com as orientações.
O Janeiro Roxo é o mês dedicado para a intensificação do controle à Hanseníase, da promoção ao diagnóstico e o tratamento correto, assim como a divulgação de informações, acabando com preconceitos que tanto prejudicam o diagnóstico preventivo da doença. A Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Programa de Controle de Tuberculose e Hanseníase e do setor de Promoção em Saúde, promoveu neste mês um trabalho de divulgação quanto à prevenção à Hanseníase. As equipes de Estratégias de Saúde da Família - ESFs, em parceria com os acadêmicos de medicina da UniFAGOC, realizaram busca ativa por pacientes com possíveis sintomas da patologia, e orientaram aos usuários através de salas de espera sobre o que é a doença e formas de tratamento.
O Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Hansenologia, é o segundo país com mais casos da doença, atrás apenas da Índia. Por ano, são registrados perto de 30 mil casos nos vários estados brasileiros e dentre as várias classes sociais, incluindo adultos e crianças.
Qualquer pessoa com manchas apresentando alterações de sensibilidade, dormência ou formigamento de mãos ou pés, nódulos deve procurar a unidade de saúde mais próxima para avaliação.
por Assessoria de Comunicação da PMU